Se você chegou aqui, é porque provavelmente quer evitar ao máximo erros durante a jornada do empreendedorismo. Todo empreendedor erra em algum momento, mas você pode aprender com o erro dos outros e o melhor, evitar erros com a ajuda de quem entende de negócio!
Todo empreendedor sabe que a gestão financeira vai muito além de fazer o fluxo de caixa diariamente. A gestão financeira é uma prática diária que abraça diversas ações da sua empresa, e o objetivo dessas práticas é justamente manter a sua empresa no verde e saudável, só assim você vai conseguir ter um modelo de negócio lucrativo e escalável.
Erro número 1: não ter e não seguir o plano de negócio.
O plano de negócio é um documento base para ter sucesso em qualquer empresa. O plano de negócio é um registro e guia que detalha todos os objetivos da empresa e os planos de ação para conquistar os objetivos. Esse documento guia, ajuda o empreendedor a não perder o foco e ter uma visão panorâmica da sua empresa a longo prazo. E o mais importante, esse documento é importante para mostrar o histórico de crescimento do seu negócio, lembre-se de atualizar quando necessário e manter as informações antigas.
Quando montar o seu plano de negócio, lembre de listar essas informações:
– Detalhes do funcionamento da sua empresa.
– Listagem de concorrentes diretos e indiretos.
– Público e persona do seu produto ou serviço.
– Orçamento e plano financeiro.
– Planejamento de marketing.
Erro número 2: misturar gastos da empresa no cartão pessoal.
Esse é um dos erros mais comuns, sabe aquela comprinha pequena e que parece não fazer diferença? Pois ela faz! Seja a compra de uma cadeira ou material de escritório no seu cartão pessoal. Se esse custo não entra no Fluxo de Caixa da sua empresa, além de você se acostumar a ter esse hábito ruim, poderá ter problemas fiscais no futuro. E o mesmo vale para o cartão corporativo, nada de fazer compras pessoais.
Mas e se eu fizer uma compra pessoal no cartão da empresa e depois fazer um PIX para o meu CNPJ? Se essa prática não for frequente, você não terá problemas. Mas fazer isso constantemente irá causar problemas contábeis e fiscais sérios. Então lembre-se que, custos da empresa, só no cartão da empresa.
Erro número 3: não ter apoio de um departamento financeiro e contador.
Ninguém consegue fazer tudo sozinho, e quando falamos de empreender, esse assunto fica ainda mais sério. Você pode ser um empreendedor que entende de gestão financeira e fluxos contábeis. Mas é importante que você mantenha um foco. Seja a sua empresa pequena ou de porte médio, ter um responsável apenas pelo departamento financeiro sem dúvidas é a chave para manter a sua empresa no verde e regular.
Sobre os fluxos contábeis, a atenção deve ser maior. O ideal é que a sua empresa se mantenha com o mesmo Contador desde a sua abertura, assim ele terá todo o histórico fiscal do negócio, além de estar por dentro do objetivo de negócio e plano de negócios da empresa. Mas caso você precise mudar de parceiro Contador, lembre-se de manter o histórico contábil e fiscal organizado e separado por datas, assim você facilita esse processo contábil.
Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para fazer essa transição de maneira suave:
- Avaliação das Necessidades: Antes de fazer a mudança, avalie suas necessidades contábeis atuais e futuras. Certifique-se de entender quais serviços você precisa da nova empresa de contabilidade.
- Pesquisa da Argel Contabilidade: Pesquise sobre a Argel Contabilidade. Verifique seu site, avaliações de clientes, serviços oferecidos e reputação no mercado.
- Contato Inicial: Entre em contato com a Argel Contabilidade para agendar uma reunião ou consulta. Durante essa conversa, explique suas necessidades e faça perguntas sobre como eles podem atender a essas necessidades.
- Orçamento: Peça um orçamento detalhado para os serviços que você precisa. Certifique-se de que os custos estejam dentro do seu orçamento.
- Transferência de Documentos: Caso você já tenha um contador atual, informe-o sobre sua decisão de mudar e solicite a transferência dos documentos contábeis relevantes para a Argel Contabilidade.
- Contrato: Se você estiver satisfeito com as discussões iniciais e o orçamento, revise e assine um contrato com a Argel Contabilidade. Certifique-se de que todos os termos e serviços estejam claramente estabelecidos no contrato.
- Transição de Dados: Forneça todos os documentos e informações necessárias à Argel Contabilidade para que eles possam começar a trabalhar em suas necessidades contábeis. Isso pode incluir registros financeiros, declarações de impostos anteriores, entre outros.
- Comunicação Regular: Mantenha uma comunicação regular com a equipe da Argel Contabilidade para acompanhar o progresso e garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas.
- Avaliação Contínua: Após um período de tempo, avalie se a Argel Contabilidade está atendendo às suas expectativas. Se necessário, forneça feedback construtivo para melhorar os serviços.
- Rescisão com o Antigo Contador: Após verificar que a transição foi bem-sucedida e que você está satisfeito com a nova empresa de contabilidade, notifique formalmente seu contador anterior sobre o término de seus serviços. Certifique-se de obter todas as informações e documentos relevantes antes de encerrar o relacionamento.
Lembre-se de que cada empresa contábil pode ter seus próprios procedimentos e etapas específicas. Certifique-se de estar em conformidade com os regulamentos locais e de estabelecer uma boa comunicação com a equipe da nova empresa de contabilidade para garantir uma transição suave e bem-sucedida.
Escrito por:
Argel Oliveira.
CRC GO – 028748/O